Regras

SOP – REGULAMENTO DO TORNEIO

Este é o regulamento que rege o torneio SOP – Santos Open de Poker 200K Garantidos.

O SOP segue o padrão internacional de regulamento da Tournament Directors

Association – TDA e da Associação dos Diretores de Torneios de Poker – ADTP.

Os Diretores do Torneio têm autonomia de arbitragem sob quaisquer pontos que não

estejam previstos neste regulamento. A decisão por eles tomada é final e seguirá sempre

o bom senso, tendo em vista o melhor andamento do torneio.

1 – DEFINIÇÕES ESPECÍFICAS DO SOP

Termos específicos utilizados neste Regulamento:

– Buy-in: valor da inscrição para o torneio, sendo R$ 600,00 utilizados para o

pagamento dos prêmios aos vencedores do torneio , menos R$100,00* deste valor e

destinado a organizacao do evento.

– Satélites: são torneios classificatórios, que têm como finalidade dar acesso a um

torneio principal.

CRONOGRAMA DOS EVENTOS

A. LOCAL DO TORNEIO: A etapa do SOP 200K Garantidos será disputadas no

Parque Balneário Hotel – Avenida Ana Costa, 555, 11060-003 Santos.

B. ESTRUTURA DA DISPUTA: O SOP será disputado em SEIS dias. As etapas são

divididas em DIA 1A ,B,C,D,E .F, DIA 2 e DIA3- Final (segunda 25/01/16) .

C. CRONOGRAMA: Os horários das atividades dos dias iniciais SOP são os indicados

O balcão de inscrições será aberto sempre 1h00 antes do início de cada evento. A

organização se reserva ao direito de alterar o cronograma, sem prévia comunicação,

caso julgue necessário ao bom desenvolvimento do torneio.

D. OBSERVAÇOES IMPORTANTES: Sugere-se a todos os participantes a chegada

com antecedência para o processo de inscrição e encaminhamento às mesas, a menos

que tenham efetuado a inscrição antecipada, podendo nesse caso chegar no horário

do evento. Os horários anunciados do torneio serão cumpridos. A organização não é

responsável por quaisquer danos pessoais, perdas ou qualquer mau-funcionamento de

objetos pessoais dos participantes.

E. REAGENDAMENTO E/OU CANCELAMENTO: Se por algum motivo o torneio

não puder ser executado como planejado devido a problemas técnicos, intervenções

não-autorizadas, fraudes, ou outras causas além do controle da organização que possam

corromper ou afetar a administração, segurança, idoneidade, integridade ou a conduta

correta deste torneio, a organização se reserva ao direito, a seus critérios, de cancelar,

terminar, re-agendar ou suspender o torneio.

INSCRIÇÕES E SATÉLITES

F. INSCRIÇÕES ÚNICAS E IDENTIFICAÇÃO: Apenas uma inscrição será permitida

por participante. A inscrição nos torneios do SOP é limitada a pessoas com mais de 18

anos de idade completos, comprovado por documento de identidade válido com foto.

Um participante inscrito no dia 1A poderá realizar uma segunda inscrição para o dia

1B e/ou DIA 1C. É obrigatória a apresentação de documento de identidade válido com

foto no momento da inscrição e no início do torneio. Uma prova de identidade poderá

ser solicitada por membros da organização em outros momentos durante o evento.

Não é permitido realizar inscrições para terceiros, salvo se efetuadas por membros da

organização do evento.

G. VALOR E FORMA DE PAGAMENTO: O valor de inscrição (buy-in) do torneio é

de R$ 600,00 (500 + 100 ) e deverá ser feito exclusivamente em reais, no dia do torneio.

I. VAGAS DE SATÉLITES: As vagas ganhas em satélites oficiais no Espacio Summer,

Win Poker Santos e online, são pessoais e intransferíveis, isto é, não são passíveis de

serem negociadas, transferidas ou vendidas. Ganhadores de satélites online poderão ser

solicitados a efetuar o login em suas contas para comprovação de identidade.

J. INSCRIÇÕES TARDIAS (LATE REGISTRATION) E ALTERNATES: Após o

início do torneio poderão ser reabertas as inscrições durante o período máximo de

4h00m. Os jogadores inscritos durante este período ocuparão vagas vazias nas mesas.

Caso não existam lugares vazios, os jogadores serão considerados como ‘alternates’,

isto é, deverão aguardar competidores serem eliminados da disputa para ocuparem

seus lugares. Jogadores na lista de espera por lugares aguardarão uma vaga, porém não

poderão se retirar do torneio.

K. CANCELAMENTOS, DESISTÊNCIAS OU TRANSFERÊNCIAS: Um participante

inscrito não poderá se retirar (solicitar cancelamento da inscrição) após 60 minutos

antes do início do torneio. As inscrições já feitas tornam-se pessoais, intransferíveis e

incanceláveis. A organização se reserva no direito de não aceitar o pedido de inscrição

de participantes que não estivessem previamente inscritos. Transferências de inscrições

de uma pessoa para outra não são permitidas, salvo em caráter excepcional, quando

autorizado pela Direção do Torneio.

L. RECIBO DE INSCRIÇÃO E LIBERAÇÃO DE IMAGENS: No momento da

inscrição, todos os competidores deverão assinar um Recibo de Inscrição, no qual

declaram estarem cientes deste regulamento e aceitarem todas as suas disposições, bem

como anuem com as regras relativas ao uso de logotipos e marcas de patrocinadores

descritas em nosso site. Além disso, todos os participantes do torneio autorizam

incondicionalmente o uso de suas imagens coletadas antes, durante e após o evento,

sem nenhum ônus para a organização do torneio, nos termos do disposto na Autorização

constante do Recibo de Inscrição.

PREMIAÇÕES

M. NÚMERO DE PREMIADOS: Serão premiados aproximadamente os 10% melhores

classificados no torneio. O montante relativo a 3,0% (três por cento) da premiação total

de cada torneio do SOP será retido para ser distribuído na sua totalidade para a equipe

de dealers e staff do torneio.

N. REALIZAÇÃO DE ACORDOS: É permitida a realização de acordos sobre a

premiação. Os acordos devem ser unânimes entre os jogadores restantes. A organização

poderá vetar um acordo se julgar que houve constrangimento a um ou mais jogadores.

Na mesa final, independente do que for acordado, pelo menos 10% (dez por cento) da

premiação restante ou R$ 2.000,00, o valor que for maior, deverá ser reservado para ser

ganho pelo campeão, definido na mão final.

O. PRÊMIO AO CAMPEÃO: O SOP ainda não tem rank estabelecido. O campeão

receberá o valor do seu prêmio na totalidade do anunciado.

ESTRUTURA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO

P. MODALIDADE E BARALHO: O campeonato será disputado na modalidade “No

Limit Texas Hold’em”, utilizando o baralho completo sem os coringas (52 cartas).

Q. FICHAS UTILIZADAS: Para a disputa do torneio serão utilizadas fichas sem

qualquer valor monetário. Estas fichas não poderão ser removidas da área do torneio,

sob pena de imediata desqualificação. Cada participante receberá o mesmo número

de fichas (20.000 fichas) no início do torneio. Só serão aceitas fichas fornecidas pela

organização do torneio.

R. MÃO A MÃO – HAND FOR HAND: Ao se aproximar da faixa de premiação do

torneio as mãos só serão jogadas mão-a-mão (“hand-for-hand”), ou seja, todas as mesas

começam as mãos ao mesmo tempo, e só iniciam a próxima quando todas as mesas

encerrarem a mão atual. Eliminações simultâneas em mesas diferentes, durante o hand

for hand serão tratadas como um empate de posições e os jogadores dividirão quaisquer

premiações que a posição proporcionar.

S. RANKING – Ainda não estabelecido.

2 – REGULAMENTO DO TORNEIO

CONCEITOS GERAIS

1- DIRETOR DO TORNEIO E EQUIPE DE SUPERVISÃO: O Diretor do Torneio

e a equipe de supervisão sempre deverão considerar o melhor interesse em um bom

andamento do torneio, com justiça e bom senso como maiores prioridades em seu

processo de tomadas de decisão. Circunstâncias extraordinárias que venham a ocorrer

poderão levar a decisões que, no interesse de manter a disputa justa aos participantes

venha a contradizer regras técnicas. A decisão do Diretor de Torneios é final.

2- LÍNGUA OFICIAL: Somente será permitida a utilização do português e do inglês

enquanto sentado à mesa.

3- TEMINOLOGIA OFICIAL: Termos oficiais são declarações simples,

inconfundíveis, feitas em momento oportuno, como: bet (aposta), raise (aumento),

call (pagamento), fold (desistir), check (mesa), all-in (todas as fichas), pot (apenas na

modalidade pot-limit), e completar. Termos regionais podem atender este padrão. O uso

de linguagem não-padrão é de responsabilidade do jogador, pois pode resultar em uma

decisão diferente do pretendido por ele. É responsabilidade do jogador tornar as suas

intenções claras.

4- REGRA PARA TELEFONES CELULARES: Todos os telefones celulares e

outros dispositivos de comunicação por voz ou que tenham toques ou campainhas

sonoras devem ser mantidos desligados durante o torneio. Aos jogadores que não

estão envolvidos em uma mão (cartas no muck) será permitido envio de mensagem de

texto/e-mail à mesa, mas não será permitido envio de e-mail ou mensagem de texto a

qualquer outro jogador na mesa. Se a direção do SOP, agindo em seu único e exclusivo

critério, acredita que um jogador está se comunicando com um outro jogador na mesa,

ambos serão imediatamente desclassificado do torneio conforme descrito na seção 2.8

regra 4. Todo jogador que desejar falar em um telefone celular deve se manter afastado

a pelo menos uma mesa de distância da sua própria mesa. Nenhum telefone celular

ou outro dispositivo de comunicação eletrônico pode ser colocado sobre uma mesa de

poker

5- EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PERMITIDOS: Os jogadores estão autorizados

a utilizar iPods, MP3 e outros tocadores de música ou fones de ouvido, incluindo os

equipados com noisereduction durante o torneio até que tenham atingido a faixa de

premiação, em qualquer torneio do SOP, contanto que os equipamentos eletrônicos não

sejam utilizados para pactuar, trapacear ou enganar de forma alguma. Uma vez que os

jogadores estejam na faixa de premiação, em qualquer torneio, todos os dispositivos

eletrônicos devem ser removidos. Um anúncio será feito para os jogadores depois de

terem atingido o dinheiro para remover todos os dispositivos eletrônicos.

6- OBJETOS SOBRE A MESA: Os jogadores não poderão colocar quaisquer objetos

pessoais com a exceção de um card guard sobre a mesa do torneio. As regras da casa

ditam sobre o uso da borda da mesa.

DISTRIBUIÇÃO DOS COMPETIDORES E REMANEJAMENTO

7- DISTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA E CORRETA: Assentos de torneios e satélites serão

designados aleatoriamente. Um jogador que comece o torneio em um assento errado e

com o montante correto de fichas será movido para o lugar correto e levará seu stack

atual. Acomodações para jogadores com necessidades especiais serão feitas quando

possível.

8- SITTING OUT: Um competidor inscrito que não esteja presente em sua mesa no

início do torneio pagará todos os blinds ocorridos até antes de sua chegada (“sitting

out”). Se o competidor chegar e ainda lhe sobrarem fichas, poderá jogar com estas

fichas.

9- DESFAZENDO MESAS: Competidores que forem movidos de uma mesa que foi

desfeita serão randomicamente direcionados para os assentos vazios nas novas mesas, e

assumem os direitos e responsabilidades das novas posições. Podem ser o BIG BLIND,

SMALL BLIND ou o botão. O único lugar que um competidor reposicionado não

receberá uma mão será quando preencherem um lugar vazio entre o SMALL BLIND e o

Button.

10- BALANCEAMENTO DE MESAS: Ao balancear as mesas, o jogador que será o

próximo BIG BLIND será movido para a pior posição, incluindo sendo BIG BLIND

sozinho se necessário, mesmo que isto signifique que o assento terá o BIG BLIND duas

vezes. A pior posição nunca será o SMALL BLIND. O jogo será paralisado em mesas

que estejam com três ou mais competidores a menos que as outras.

11- MESA FINAL: As mesas finais dos eventos do SOP terão DEZ competidores.

Haverá um novo sorteio de posições (redraw) e o botão da mesa final será iniciado no

assento 1.

12- REDRAW: Para torneios que tenham 200 ou mais participantes, haverá um redraw

com 27 participantes (três mesas) e novamente com 18 participantes (duas mesas). Para

eventos com mais de 100 participantes haverá um redraw com 18 participantes (duas

mesas).

POTES E SHOWDOWN

13- DECLARAÇÕES VERBAIS NO SHOWDOWN: Para fins deste torneio considera- se que as cartas “falam”. Declarações verbais sobre o conteúdo de uma mão no

showdown não comprometem; contudo, qualquer jogador que deliberadamente declarar

de forma errônea uma mão poderá ser penalizado.

14- CARTAS ABERTAS EM ALL-IN: As cartas dos competidores deverão ser viradas

para cima (abertas) caso algum dos competidores esteja em all-in e todas as ações de

todos os outros jogadores na mão estiverem encerradas.

15- INVALIDANDO MÃOS GANHADORAS: Dealers não poderão invalidar uma

mão que foi mostrada no showdown e era obviamente ganhadora. Os competidores são

incentivados a auxiliar na leitura das cartas caso percebam que um erro está para ser

cometido.

16- ORDEM DO SHOWDOWN: Ao Em um showdown sem jogadores all-in, no final

da última rodada de apostas, o jogador que fez a última ação agressiva naquela rodada

será o primeiro a revelar suas cartas. Se não houve apostas na última rodada de apostas,

o jogador à esquerda do botão deverá mostrar suas cartas primeiro e a ordem segue em

sentido horário.

17- JOGANDO COM AS CARTAS COMUNITÁRIAS: Cada jogador deve mostrar

todas as suas cartas quando jogando com as cartas comunitárias para concorrer ao pote.

18- SOLICITANDO VER UMA MÃO: No showdown qualquer competidor da mesa

pode solicitar a ver uma mão de qualquer competidor que tenha chegado ao showdown,

com a exceção do jogador que descarte suas cartas fechadas no showdown, sem

exibi-las plenamente – este perde o direito de pedir para ver a mão de qualquer outro

oponente. Cartas exibidas a pedido de um jogador estarão mortas e não concorrerão ao

pote. Pedir para ver uma mão é um privilégio concedido à critério do DT para proteger

a integridade do jogo (suspeita de mão inválida ou de conluio, etc.). Este privilégio não

deve ser abusado.

19- FICHAS INDIVISÍVEIS: As fichas indivisíveis irão para o jogador na mão mais à

esquerda do botão.

20- POTES SECUNDÁRIOS – SIDE POTS: Potes secundários serão divididos

separadamente sobre a mesa.

21- DÚVIDAS/DISPUTAS SOBRE MÃOS ANTERIORES: O direito a contestar o

resultado de uma mão termina quando uma nova mão é iniciada.

PROCEDIMENTOS GERAIS

22- NOVA MÃO E NOVOS LIMITES: Quando o tempo de nível terminar e um novo

for anunciado por um membro da organização, o novo nível será aplica na próxima

mão. Uma mão é iniciada com o primeiro riffle do baralho.

23- CHIP RACE: Quando fichas de baixo valor forem retiradas de jogo (colour-up) as

fichas que sobraram sofrerão o processo de “chip race”. As cartas devem ser dadas a

partir do assento 1. Cada competidor poderá receber no uma ficha. Um competidor não

poderá ser eliminado do torneio por ter perdido fichas no “chip race”. Este receberá uma

ficha de menor valor disponível. É recomendado que os jogadores acompanhem o chip- race.

24- TROCAS DE BARALHOS: As trocas de baralhos ocorrerão à critério da

organização do torneio. Competidores não poderão solicitar uma troca de baralhos, a

não ser que haja carta(s) danificada(s) no baralho em uso.

25- FICHAS MANTIDAS VISÍVEIS E CONTÁVEIS: Os jogadores têm direito a uma

estimativa razoável da quantidade de fichas de um oponente, portanto, as fichas devem

ser mantidas em pilhas contáveis. São recomendadas pilhas limpas de múltiplos de 20

fichas como padrão. Os jogadores devem manter as fichas de valores mais alto visíveis

e identificáveis todo o tempo, acima ou à frente de seu stack. Os diretores de torneio

controlarão a quantidade e valores das fichas em jogo e poderão realizar colour-up a seu

critério. Colour-ups não programados serão anunciados.

26- TRANSPORTE DE FICHAS: Competidores não podem transportar suas fichas

de maneiras em que estas não fiquem visíveis. Um competidor que esconder ou

guardar fichas de maneira alheia àquela instruída pela organização (e.g., guardando- as no bolso), terá estas confiscadas e retiradas do jogo e poderá ser desqualificado da

competição.

27- CARTAS VISÍVEIS: O competidor que estiver na mão deverá manter suas cartas o

tempo todo de forma visível, sobre a mesa. As cartas não podem ser retiradas do limite

da mesa. Um competidor não poderá cobrir completamente as cartas de forma que estas

não estejam visíveis a todos os competidores.

28- MÃOS ACIDENTALMENTE RECOLHIDAS/CORROMPIDAS: Jogadores são

responsáveis por proteger as suas cartas todo o tempo. Se o dealer acidentalmente retirar

cartas o participante não terá direito a recuperá-las e não receberá sua aposta de volta.

Se o participante aumentou a aposta e esta ainda não foi paga o aumento será retornado

ao participante. Em casos extremos, a direção do torneio poderá julgar mãos recolhidas

acidentalmente como válidas.

29- SOLICITAÇÃO DE TEMPO: Uma vez que um participante tenha demorado um

período razoável de tempo para tomar uma ação, que não seja inferior a 02 (dois)

minutos, outro competidor pode pedir tempo e o primeiro terá um minuto para se

decidir. Serão contados os dez segundos finais em voz alta. e então haverá uma

declaração de que a mão está morta. Se o jogador não agir até a declaração, a mão estará

morta. Dealers deverão chamar um floor para iniciar a contagem.

30- RABBIT HUNTING: Não é permitido o “Rabbit hunting”, ou seja, expor cartas que

viriam a ser distribuídas (no flop, turn ou river), caso a jogada não estivesse encerrada.

COMPETIDOR PRESENTE E ELEGÍVEL PARA UMA MÃO

31- AO SEU LUGAR: O jogador deve estar ao seu lugar quando todas as cartas iniciais

tenham sido distribuídas para poder jogar a mão. Um jogador deve estar ao seu lugar

para solicitar tempo. Define-se “ao seu lugar” quando o jogador está a uma distância

suficiente que consiga encostar na sua cadeira.

32- MANTENDO A MÃO VÁLIDA: O jogador deve permanecer ao seu lugar se ele

possui uma mão válida.

33- COMPETIDOR AUSENTE EM ALL-IN: Se um jogador não presente na mesa

(sitting-out) estiver all-in nos blinds ou antes, deverá ser automaticamente aplicado o

fold (e conseqüente eliminação).

BOTÃO E BLINDS

34- DEAD BUTTON E ONE BIG BLIND: O torneio utilizará o Dead Button. Quando

o competidor que seria o botão é eliminado, o botão será colocado no lugar vazio para

que todos os competidores paguem o BIG e o SMALL BLIND. Da mesma forma, pode

haver apenas um BLIND em uma mão caso o competidor que seria o SMALL BLIND

seja eliminado, havendo apenas o BIG BLIND.

35- BOTÃO QUANDO EM HEADS-UP: Quando heads-up, o SMALL BLIND será

o botão e age primeiro pré-flop e depois pós-flop. A última carta é distribuída para o

botão. O botão pode ser ajustado para evitar que um competidor pague duas vezes o

BIG BLIND.

36- EVITAR OS BLINDS: Um competidor que intencionalmente tentar pular o blind ao

ser movido de mesa, sofrerá uma penalidade.

APOSTAS E AUMENTOS

37- AÇÃO SUBSTANCIAL: Ação substancial é definida como: A) a combinação de

duas ações envolvendo dois jogadores colocando fichas no pote (aposta, aumento ou

pagamento); ou a combinação de três ações (mesa, aposta, aumento, pagamento ou

desistência).

38- AÇÃO ACEITA: Poker é um jogo de contínua observação e atenção. É

responsabilidade do pagador determinar a quantidade correta da aposta de um oponente

antes de pagar, independentemente do que é afirmado pelo dealer ou jogadores. Se

um pagador solicita uma contagem, mas recebe informações incorretas do dealer ou

jogadores, então coloca o valor no pote, o pagador assume a plena e correta ação e está

sujeito ao valor ou aposta all-in correta. A regra nº 1 pode ser aplicada em determinadas

situações, a critério do diretor do torneio.

39- DECLARAÇÕES VERBAIS / AGINDO NA VEZ: Jogadores devem agir na sua

própria vez. Declarações verbais na sua própria vez são permanentes. Fichas colocadas

no pote devem permanecer no pote.

40- AÇÃO FORA DA VEZ: Ações fora da vez serão permanentes, desde que não seja

modificada até chegar a sua vez. Um check, call ou fold não é considerado mudança de

ação. Caso haja mudança da ação, a aposta feita fora da vez não é permanente e poderá

ser retornada ao jogador que possuirá todas as opções, incluindo: pagar, aumentar ou

desistir. Uma desistência fora da vez é permanente.

41- AUMENTOS DE APOSTA: Não há limite do número de aumentos em uma rodada

de apostas. Os aumentos devem ser, no mínimo, do valor da última aposta efetuada

ou do último aumento. As formas de aumentar uma aposta incluem: 1) colocar, em

um único movimento a totalidade das fichas no pote; ou, 2) declaração verbal do

valor total antes de colocar fichas no pote; ou, 3) anunciar o aumento, colocar o valor

do pagamento da aposta anterior no pote e, em um movimento separado colocar a

totalidade das fichas da nova aposta. O competidor é responsável por deixar suas

intenções claras.

42- AUMENTOS: Os aumentos devem ser, no mínimo, do valor da última aposta

efetuada ou do último aumento. Se um competidor fizer um aumento de 50% ou mais

do que a aposta anterior, mas menor do que um aumento completo, este é obrigado

a completar o aumento para o valor correto. O aumento será exatamente o mínimo

permitido (veja exceção para uso de múltiplas fichas de mesmo valor na regra 41). Caso

o aumento seja

menor do que 50%, ele dará o call na última aposta ou apostará o valor mínimo

permitido. Um aumento menor do que a totalidade da aposta atual não reabre a ação

para um competidor que já tenha agido na rodada

43- APOSTAS COM FICHA DE VALOR GRANDE: Jogar uma única ficha de grande

valor será considerado um pagamento (call) se o competidor não anunciar que é um

aumento antes de a ficha tocar a mesa. Se o competidor anunciar um aumento e colocar

uma ficha de grande valor na mesa, mas não anunciar o tamanho da aposta, essa será do

valor da ficha. Quando não enfrentando uma aposta, uma aposta de uma única ficha de

grande valor, será considerada o valor da ficha. Toda declaração de valor deve ser feita

antes de a ficha tocar a mesa.

44- UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLAS FICHAS DE UM MESMO VALOR: Sempre que

enfrentando uma aposta, a não ser que um aumento seja declarado, a utilização de várias

fichas do mesmo valor em uma aposta será considerada um pagamento se a remoção de

uma das fichas deixará um valor inferior ao do pagamento Exemplo de um pagamento:

pré-flop com blinds 200-400: A aumenta para 1200 (aumento de 800), B coloca duas

fichas de 1000 sem declarar um raise. Isso será um pagamento, pois ao se retirar uma

ficha de 1000 deixaria menos do que o valor necessário para pagar os 1200. O caso de

se colocar fichas de valores diferentes é regido pela regra dos 50% (regra 39).

45- ALL-IN: Uma aposta All-in compromete a totalidade das fichas de um participante,

incluindo fichas que estejam escondidas atrás ou sob o seu stack.

46- TAMANHO DO POTE: Os jogadores só poderão ser informados do valor do pote

em jogos pot-limit. Os dealers não contarão o pote em jogos no-limit. Declarar “eu

aposto o pote” não é uma aposta válida em jogos no-limit, mas compromete o jogador

em fazer uma aposta de um valor válido.

47- VALOR DOS AUMENTOS: Os dealers não poderão informar aos jogadores o

valor de um aumento (diferença entre a aposta anterior e a atual), isto é, o quanto falta

para pagar a aposta. Os dealers também não deverão separar as fichas da aposta anterior

e do aumento, deixando apenas o aumento visível.

48- STRING BETS – APOSTAS EM UM ÚNICO MOVIMENTO: As apostas devem

ser feitas em um único movimento. Apostas em múltiplos movimentos (string bets)

sem uma declaração verbal do valor prévia serão desconsideradas, valendo apenas o

primeiro movimento. Os dealers serão responsáveis por rejeitar string bets.

49- APOSTAS FORA DO PADRÃO OU CONFUSAS: Jogadores assumem os riscos

da utilização de terminologia e gestos não oficiais. Estas podem ser interpretadas de

uma maneira diferente da intenção do jogador. Além disso, quando o valor de uma

aposta pode ter vários significados, será utilizado o menor valor.

50- DESISTENCIAS FORA DO PADRÃO: Se a qualquer momento antes da última

rodada de apostas houver uma desistência após um pedido de mesa, ou desistir fora da

própria vez, ambas são ações permanentes e estarão sujeitas a penalidades.

51- DECLARAÇÕES CONDICIONAIS: Declarações condicionais de ações futuras são

fortemente desencorajadas; Exemplo: declarações do tipo “se-então”; “se você apostar

então aumentarei”. Na primeira ocorrência o infrator receberá uma penalidade. Nas

demais vezes a ação deverá se tornar permanente e o infrator será penalizado.

COMPORTAMENTO E PENALIDADES

52- NÃO DIVULGAÇÃO: Os competidores são obrigados a proteger outros

competidores durante o torneio em todos os momentos. Sendo assim, competidores,

estejam ou não na mão, estão proibidos de:

a. Revelar o conteúdo de mãos estejam elas vivas ou fora do jogo (folded).

b. Sugerir, criticar ou comentar sobre uma jogada enquanto a ação não estiver completa.

c. Ler uma mão que ainda não foi mostrada.

53- EXPOSIÇÃO DE CARTAS: Um competidor que expuser suas cartas enquanto a

ação na mão não estiver terminada poderá receber uma punição, mas não terá sua mão

morta ou invalidada. A penalidade terá início ao final da mão.

54- CONDUTA ÉTICA: Poker é um jogo individual. Ações, declarações ou

comportamento que comprometam o andamento justo da competição, sejam estes

conscientes ou não, são considerados antiéticos e antidesportivos. A direção irá priorizar

a integridade competitiva do torneio e, para tanto, punir qualquer competidor(es) que

venha(m) a trapacear ou agir de maneira antiética ou ilegal.

Trapaças são todas as atitudes que um indivíduo pode tomar que infrinjam as regras do

torneio para obter vantagens na competição.

Trapaças poderão incluir, porém não estão limitadas a, collusion (jogar em parceria ou

time), roubo de fichas, transferência de fichas entre participantes, do mesmo torneio

ou de eventos distintos, marcação de cartas, substituição de cartas ou a utilização de

quaisquer outros métodos ou equipamentos não autorizados.

Define-se collusion como o comum acordo entre dois ou mais competidores em

compartilhar informações ou jogarem em conjunto para obter vantagem no torneio.

Collusion inclui, mas não se limita a, chip dumping (passar fichas), soft play,

compartilhar informações sobre suas cartas com outro competidor, enviar ou receber

sinais de/para outro competidor, utilização de meios de comunicação ou a internet para

troca de informações para facilitaro collusion.

55- CONDUTA COMPORTAMENTAL: No intuito de manter um ambiente aprazível

a todos os competidores, de forma a manter o aspecto desportivo do torneio de Poker,

a direção poderá, a seu exclusivo critério, penalizar, suspender temporariamente ou

desqualificar um participante que agir das seguintes formas, mas não se limitando a:

1- Agir fora da vez intencionalmente e/ou repetidamente.

2- Intencionalmente foldar e/ou jogar suas cartas no monte (muck) fora da vez,

incluindo abandonar a mesa antes da sua vez de agir.

3- Intencionalmente e/ou repetidamente declarar cartas diferentes das que possui no

showdown.

4- Intencionalmente e/ou repetidamente expor suas cartas com ação pendente na mesa.

5- Intencionalmente e/ou repetidamente demorar tempo excessivo para agir – atrasar o

andamento do jogo.

6- Violar a regra “one player to a hand”, incluindo a discussão ou orientação sobre a

mão, com um competidor da mesa ou observador, enquanto a mão está em curso.

7- Revelar cartas que estão no monte (muck) enquanto uma mão está sendo jogada.

8- Realizar declarações errôneas e/ou falsas ou promovendo ações que possam

influenciar a decisão de outro competidor.

9- Qualquer forma de soft play, incluindo verbalmente ou mutualmente aceitando “pedir

mesa até o final”, inclusive quando um terceiro competidor está em all-in na mão.

10- Instruir ou controlar a ação de outro competidor.

11- Intencionalmente e/ou repetidamente espalhar suas apostas em cima do pote (splash

the chips).

12- Jogar suas cartas fora da mesa, jogá-las no dealer ou em outro competidor de forma

agressiva ou abusiva, intencionalmente e/ou repetidamente destruí-las ou danificá-las ou

a outras propriedades da organização do evento.

13- Adotar comportamento abusivo, perturbador, incluindo celebrações excessivas,

palavreado depreciativo e de baixo calão.

14- Utilizar vestimenta ou quaisquer outros materiais que possam conter mensagens ou

incitações depreciativas, preconceituosas, ilegais ou agressivas.

15- Utilizar máscaras ou objetos que escondam a identidade de um competidor.

16- Intencionalmente e/ou repetidamente tocar as cartas ou fichas de outro competidor.

17- Agredir física ou verbalmente outros competidores, membros da organização do

torneio ou espectadores.

18- Exibir sinais de intoxicação alcoólica, embriaguez ou uso de outras substâncias que

venham a alterar o comportamento social, comprometer o bom andamento do torneio ou

desrespeitar os demais competidores.

56- PENALIDADES E DESQUALIFICAÇÃO: As penalidades disponíveis para

aplicação pela direção do torneio incluem advertências verbais e a imposição de se

manter fora da mesa por uma ou mais mãos, ou, a desqualificação do competidor. O

prazo de suspensão do competidor (por uma ou mais mãos) será calculado da seguinte

forma: o competidor punido irá perder uma mão, vezes o número de competidores em

sua mesa, vezes um número de rounds de acordo com a gravidade ou repetição do seu

ato, variando de 1 a 3, de acordo com a decisão da organização. Um competidor que

contestar a decisão poderá ser desqualificado. Durante todo o período o competidor

punido deverá permanecer fora da área delimitada para o torneio. A repetição de uma

infração elevará automaticamente o nível da punição aplicada.

ERROS DE CARTEADO, DEFEITOS E MISDEALS

57- MISDEAL – REINÍCIO DE UMA MÃO: Uma mão será reiniciada – baralho

reembaralhado – quando:

a. A exposição da primeira ou segunda carta da distribuição inicial já constitui um

misdeal. Competidores podem ter duas cartas consecutivas dadas quando no botão.

b. O botão estava no lugar incorreto no início da mão.

c. Um competidor que deveria ter uma mão válida não recebeu cartas.

d. Cartas foram distribuídas a uma posição que não deveria recebê-las.

e. Um competidor receber uma carta com um baralho de padrão diferente daquele em

jogo.

f. Duas cartas do mesmo naipe e valor forem encontradas no baralho.

Caso ação substancial já tenha ocorrido, um misdeal não pode ser declarado e a mão

deve ser jogada até o final.

58- CARTAS FALTANTES: Uma ou mais cartas faltantes no baralho não invalidam o

resultado de uma mão. Após a mão em que no baralho faltar uma ou mais cartas, este

deverá ser trocado por um baralho completo.

59- FLOPS COM QUATRO CARTAS: Caso sejam viradas quatro cartas (ao invés de

três) no flop, tenham estas sido expostas ou não, o dealer deverá misturá-las viradas

para baixo (fechadas) na mesa. Um membro da direção deverá escolher aleatoriamente

três das quatro cartas para serem o flop válido e selecionar a quarta carta que será a

próxima “queima”.

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